Os agentes da brigada de homicídio e ofensas corporais da Polícia Judiciária deslocaram-se na quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, para a aldeia de Coladje, com o intuito de investigar a morte de oito idosos, na sua maioria mulheres, acusados de feitiçaria.
Coladje é uma aldeia localizada na linha de fronteira com o Senegal e pertence à grande secção de São Domingos, setor de São Domingos, no norte da Guiné-Bissau. Segundo as informações preliminares, os oitos idosos acusados de feitiçaria morreram, depois de serem forçados a beber uma poção tradicional para comprovar se são feiticeiros ou não.
Mais de três dezenas de pessoas que, na sua maioria, são idosos foram submetidas a esta prática tradicional de beber o remédio tradicional e das quais oito morreram no local e 21 pessoas foram evacuadas de emergência para o hospital Bacar Mané de São Domingos, onde foram todas atendidas e já estão fora do perigo.
Os agentes da PJ fizeram o levantamento no terreno e prosseguem com as investigações para apurar os responsáveis deste ato de homicídio que ocorreu na aldeia de Coladje.