O Governo informa que, no âmbito da cooperação entre a República da Guiné-Bissau e os Estados Unidos da América, visando fortalecer o combate à criminalidade organizada transnacional, especialmente ao tráfico internacional de estupefacientes, procedeu-se hoje, 16 de abril de 2025, à transferência para os Estados Unidos da América de quatro pessoas condenadas no âmbito da “Operação Landing”.
É de lembrar que esta operação, desencadeada pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, resultou na apreensão de 2,6 toneladas de cocaína, no dia 07 de setembro de 2024. Os condenados transferidos enfrentarão processos judiciais adicionais nos Estados Unidos, em cumprimento de acordos de cooperação judiciária vigentes entre os dois países.
Esta transferência evidencia a firme determinação das autoridades em combater eficazmente o tráfico de drogas e outras formas de criminalidade, e reafirma o seu total apoio às instâncias judiciárias e às forças de segurança nacional no desempenho da sua missão.
Bissau, 16 de abril de 2025
O Governo da República da Guiné-Bissau