COORDENADORA DA ONU PROMETE MOBILIZAR APOIOS PARA COMBATER A DROGA NA GUINÉ-BISSAU

A Coordenadora residente das Nações Unidas, Geneviève Boutin, reuniu-se na quinta-feira, 12 de setembro de 2024, com a direção nacional da Polícia Judiciária (PJ) e à saída disse à imprensa que vai engajar-se na mobilização de recursos e apoios para o combate à droga na Guiné-Bissau.

A francesa, que dirige o sistema das Nações Unidas, em Bissau, fez-se acompanhar nesta reunião com Domingos Monteiro Correia, diretor nacional da PJ, da representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), Catarina Andrade.  

Na sua declaração aos jornalistas, a coordenadora residente da ONU felicitou os esforços da Polícia Judiciária e disse esperar que o país continue a esforçar-se na luta contra todas as formas de criminalidade, nomeadamente a luta contra o tráfico de drogas e de pessoas, afiançando que as Nações Unidas e as outras agências internacionais vão continuar a apoiar o país no combate a este flagelo.

Para Geneviève Boutin, a apreensão da aeronave com droga no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira é um sinal que mostra que a Guiné-Bissau é um país de Estado de Direito.

“A ONU quer ver que haja um Estado de direito no país e que não haja a corrupção. A ONUDC apoia as autoridades e a PJ no combate à droga. Há muitas formações, capacitações que têm sido dadas pela ONUDC para o reforço ao combate ao tráfico de drogas. Hoje, encontrei-me com a PJ para mobilizar mais recursos e apoios para o combate ao tráfico “, informou Geneviève Boutin.

ONUDC ESPERA QUE APREENSÃO DE AVIÃO COM DROGA TENHA SUCESSO NA JUSTIÇA GUINEENSE

Por sua vez, a representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) na Guiné-Bissau, Catarina Andrade, espera que a apreensão da aeronave, com mais de duas toneladas de cocaína, tenha sucesso em todas as etapas da justiça criminal na Guiné-Bissau.

Depois de uma visita às instalações da Polícia Judiciária guineense, onde se encontra a quantidade da droga apreendida na operação “LANDING”, Catarina Andrade afirmou que aquela operação reflete claramente que, por detrás, está uma rede criminosa.

“Nós estamos satisfeitos pelo importante trabalho feito pela Polícia judiciária. Esta operação revela confiança na Polícia Judiciária. Como sabem, envolve parceiros e países a nível internacional, e, para nós, isso é motivo de orgulho. Este resultado da PJ”, regozijou-se, informando que as Nações Unidas estão a acompanhar este dossiê para dar toda a colaboração necessária, no quadro dos programas regionais, mundiais e nacionais para que, de facto, esta operação tenha sucesso em todas as etapas da justiça criminal.

“Quando há este tipo de operação significa mais saúde, mais proteção das crianças, dos adolescentes e menos droga a circular. Por isso, congratularmo-nos “, insistiu.

Catarina Andrade defendeu um reconhecimento e que a PJ seja dada todas as condições para prosseguir o seu trabalho em estreita colaboração com as outras polícias a nível internacional para que a rede envolvida nesta operação seja desmantelada.

“Portanto, isso para nós é muito importante e estamos a acompanhar todo este dossiê e o objetivo é mobilizar mais parcerias, financiamentos para ajudar este esforço da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de drogas e criminalidade organizada” concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.