A Polícia Judiciária deteve duas cidadãs guineenses no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, no dia 25 de novembro de 2023, suspeitas de uso de Passaportes de Serviços e Diplomáticos alheios, no âmbito de uma investigação com especial foco nos casos do uso de Passaporte de Serviço e Diplomático, dado que o acordo de mobilidade e circulação no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) contempla a isenção de vistos a favor de titulares destes passaportes.
A PJ detém a cidadã guineense, Fátima Djabi, que se fez passar por Fátima Mané, exibindo o Passaporte de Serviço da mesma, n.º SS990157, emitido em 01 de Junho de 2021, válido até 01 de Junho de 2026, constando nele a função de Chefe de Departamento de Relações Públicas do Ministério de Negócios Estrangeiros.
Procedeu-se igualmente à detenção de outra cidadã guineense, Danisia Carlos Mendes, que também se fez passar por Fatumata Jaló, exibindo o Passaporte Diplomático da mesma, n.º DS9901168, emitido em 01 de Junho de 2021, válido até 01 de Junho de 2026, constando nele a função de Primeira Secretária da Embaixada da Guiné-Bissau em Havana. Denota-se que ambas foram detidas por suspeitas de crime de uso de documento alheios, punidos pelo art. 201.º do Código Penal.
As diligências realizadas pela PJ permitiram ainda a detenção da cidadã guineense, naturalizada Espanhola, Victoria Cabral Caetano, portadora de Passaporte PA0890785, emitido em 08 de Setembro de 2022, válido até 09 de Março de 2032, por suspeitas do crime de tráfico de pessoas, a troco de avultadas quantias e bens.
Importa referir que, Victoria Cabral Caetano terá recebido de uma tia da Fátima Djabi, que atualmente se encontra em França a residir, a quantia de três (3) milhões de francos CFA.
Em relação a Danisia Carlos Mendes, existem indícios de que terá recebido como contrapartida uma viatura Ford Explorer, de cor verde, matrícula em letras e número RGB 2133 CE.