A Polícia Judiciária, através da unidade nacional de repressão a delitos económicos, deteve na semana passada em Bissau, um cidadão de nacionalidade nigeriana fortemente procurado pela justiça da Nigéria, por suspeitas de crimes de natureza económico-financeiras.
O suspeito em causa vinha sendo investigado pela PJ há sensivelmente dois meses após alerta de um cidadão por suspeitas de fraudes financeiros. O nível de alerta contra o suspeito aumentou ainda mais após a emissão de uma declaração de operação suspeita de um dos bancos da praça pública comunicada a Célula Nacional de Tratamento de Informação Financeira (CENTIF) por suspeitas de branqueamento de capitais.
Na Nigéria, o suspeito é acusado igualmente dos crimes de abuso de confiança, desvio de fundos públicos e de falsificação.
O cidadão nigeriano resedia num dos bairros de Bissau, tendo mesmo constituído uma empresa denominada “ET e Investiments”, para dissimular a origem criminosa dos fundos e potenciar a expansão do seu império criminal.
O suspeito já foi apresentado ao ministério público para aplicação da adequada medida de coação.