O novo Director Nacional da Polícia Judiciária (PJ), Domingos Monteiro Correia, mostrou-se determinado no combate sem tréguas à criminalidade organizada transnacional juntamente com os parceiros internacionais, mas com o foco no tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais.
Domingos Monteiro Correia fez estas observações na sua declaração aos jornalistas esta sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024, depois da cerimónia de investidura aos novos diretores gerais nomeados na semana passada.
Na cerimónia dirigida pela ministra de Justiça e dos Direitos Humanos, Maria do Céu Silva Monteiro, foram conferidos posse a Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Correia, diretor geral de Identificação Civil, Registos e Notariado, Hélder Romano Cruz Vieira, diretor geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, Cherno Sano Jaló, e o diretor do Gabinete de Informação e Consulta Jurídica, Pedro Manuel Gomes.
O diretor nacional da PJ, que falou em nome dos empossados, disse que estão cientes dos desafios que têm pela frente, sendo assim garantiu que vão trabalhar na transformação e desenvolvimento institucional.
“O Ministério de Justiça não é só uma casa na qual fazemos parte, de maneira que todos os funcionários têm a responsabilidade de dar à contribuição para edificação da justiça guineense”, assegurou.
Questionado se a situação da droga que se diz se regista em grande quantidade na Guiné-Bissau constituirá a sua prioridade ou se a PJ já tem alguma pista sobre o assunto, respondeu que na verdade o seu antecessor realizou excelente trabalho naquela instituição, pelo que avançou que dará a continuidade dos trabalhos realizados, porque, segundo a sua explanação, “a criminalidade organizada transnacional, nomeadamente o tráfico de droga não conhece fronteiras e a realidade que o mundo vive hoje, sobretudo a nível da sub-região, demonstra que são prioridades para edificação do Estado”.
“Quero agradecer em primeira mão a confiança depositada nas nossas pessoas pelo governo guineense. Trata-se de um corpo maioritariamente técnico desta casa que desde primórdios tem trabalhado em prol desta instituição. Esta é mais uma responsabilidade que nos acaba de ser confiada e prometemos prestar a nossa humilde contribuição para o desenvolvimento institucional”, salientou.
Refira-se que esta é a segunda vez que o Inspetor Coordenador, Domingos Monteiro Correia, jurista de formação, ocupa o posto do diretor nacional da Polícia Judiciária. A primeira foi em fevereiro de 2022. Um cargo exercido por quase dois anos.
Os quatros diretores gerais foram nomeados, através de um comunicado do Conselho de Ministros, datado de 25 de janeiro último, do ano em curso.