A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau entregou na sexta-feira, 31 de março, um cidadão nigeriano acusado de branqueamento de capitais às autoridades policiais da Nigéria. O indivíduo, que estava foragido na Nigéria, é procurado por suspeita de envolvimento em crimes econômico-financeiros, incluindo abuso de confiança, desvio de fundos públicos e falsificação de documentos.
O suspeito residia em Bissau, capital da Guiné-Bissau, e havia criado uma empresa chamada “ET e Investiments” com o objetivo de ocultar a origem criminosa dos fundos e expandir sua rede criminosa. Ele foi detido em fevereiro pela unidade nacional de repressão a delitos econômicos da Polícia Judiciária e posteriormente apresentado ao Ministério Público para a aplicação de medidas de coação. O suspeito em causa viu decretada a sua prisão pelo Juiz de instrução criminal do Tribunal Regional de Bissau.
A entrega do suspeito às autoridades policiais nigerianas ocorreu a pedido das autoridades da Nigéria no âmbito do Acordo de Accra em matéria de Polícia Criminal , demonstrando cooperação entre os dois países no combate ao crime transnacional e no fortalecimento da justiça e do Estado de Direito.