A Polícia Judiciária (PJ) assinou o protocolo de acordo de cooperação com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU) e a Associação Portuguesa das Ciências Forenses (APCE) para a licenciatura e mestrado nas áreas das ciências forenses e criminalogia.
O protocolo do acordo foi assinado este sábado, 12 de março, no âmbito da comemoração do 39° aniversário da Polícia Judiciária, realizada nas instalações do Centro Cultural Francês, em Bissau.
O acordo assinado pelo diretor nacional da Polícia Judiciária e os responsáveis das respectivas organizações visa fortalecer a instituição judiciária guineense e dotar os seus agentes do conhecimentos ciêntificos.
Na sua intervenção, o diretor nacional da PJ, Domingos Monteiro Correia, disse que os 39 anos da criação da instituição que dirige são de lutas e sacrifícios em prol da justiça criminal na Guiné-Bissau, tendo encorajado os agentes e inspectores a continuarem a lutar contra a criminalidade e o cirme organizado.
O responsável máximo da PJ fez uma avaliação positiva dos trabalhos realizados, desde a criação desta corporação policial a essa parte, que, segundo a sua explicação, é uma luta que se consubstancia na prevenção e na repressão criminal.
A cerimónia serviu igualmente para homenagear, a título póstumo, os agentes da PJ falecidos com diploma de mérito pelas contribuições dadas, no passado, para o crescimento da instituição.